Biografia

Nome: Fernando Mendes

Actividade: Ator / Apresentador

Estado civil: Solteiro

Data de nascimento: 9 de Março de 1963

Naturalidade: Lisboa

Cidade onde vive: Cascais

Desportos que pratica: Gastronomia

Tempos Livres: Poucos


Fernando Mendes é natural de Lisboa onde nasceu a 9 de Março de 1963. Desde cedo a sua existência se confunde com os palcos e todo o ambiente cénico que os envolve já que acompanhava o pai, o ator Vítor Mendes, pelo país fora nas diversas revistas em que participava. É a ele que Fernando Mendes atribui a responsabilidade por esta paixão que é a representação.


É ator desde os 17 anos – estreou-se no Teatro ABC em 1980 com a peça Reviravolta ao lado de Eugénio Salvador e Florbela Queiroz – e desde então participou em diversas peças de revista à portuguesa como Não Batam Mais no Zézinho (1988), A Prova dos Novos(1988), Vitória, Vitória (1989), A Rir é que a Gente se Entende (1992), A Pão e Laranjas (1993), Toma Lá Disto (1994), Viva a Revista(1996), entre outras. Desde 2003 assumiu-se como cabeça de cartaz das peças In Love (2003), Kiss Kiss (2004), Peso Certo (2006),Mendes.come (2010), Caixa Forte (2013) e agora com Noivo por Acaso (2015).

 

No que diz respeito à televisão, a sua estreia deu-se no ano de 1984, na RTP, com a telenovela Passerelle, no entanto, e apesar de posteriormente ainda ter novelas como Cinzas e Verão Quente (1993), e Na Paz dos Anjos (1994), não é neste registo que Fernando Mendes se sente como peixe na água e, ao dia de hoje, a sua carreira na televisão é vincada pelas suas participações em séries cómicas como Nico d’Obra (1990), com Nicolau Breyner, e Nós os Ricos (1996), com Rosa do Canto. Mais recentemente, em 2010, e também ao lado destes nomes, entrou na série Os Compadres, que contou ainda com a presença de Ana Zanatti.

 

Mas foi no fenómeno O Preço Certo, a adaptação portuguesa do formato norte-americano The Price is Right, que o mediatismo televisivo consagrou o talento e o carisma de Fernando Mendes, que está há 13 anos consecutivos no ar e a liderar audiências no horário pré-nobre que antecede o telejornal da noite. Ao ser chamado para substituir Jorge Gabriel na apresentação do programa que estreara em 2003, transformou-o em mais do que um concurso: um autêntico programa de entretenimento que conversando, brincando e interagindo com os elementos do público, dá a conhecer o país real através das suas gentes que, cheias de alegria e boa-disposição, vão jogando a’O Preço Certo e ganhando, ou não, prémios que podem ir desde electrodomésticos até automóveis.

 

Fernando Mendes é ainda um pai babado de um casal de filhos, já crescidos, pelos quais tem um enorme orgulho. A eles dedica a sua carreira e a sua vida e são eles quem o motiva a cada dia. É um amante da boa mesa, um apaixonado pela gastronomia e, seguramente, um bom garfo. À sua figura alegre e anafada associou-se a alcunha de ‘o gordo’, pelo qual não se importa de ser chamado e da que inclusive reconhece um certo carinho. Onde quer que esteja, a alegria não pode faltar, tal não é a sua capacidade inerente de divertir quem o rodeia. Esta é a sua forma de estar na vida. É um animador nato e um amigo dedicado.


Downloads

destaque download

Aqui poderá descarregar gratuitamente para o seu computador divertidos wallpapers (para ambiente de trabalho) que são um espetáculo.

Ir para Downloads